domingo, 16 de maio de 2010

Colelitíase


Colielitíase é uma doença causada pela formação de cristais de componentes biliares ou de substâncias anormais na bile.
Esses cristais podem ocorrer em diversas porções do trato biliar, como o ducto colédoco (causando colédocolitíase) e a vesícula biliar. Os cristais podem obstruir o trato biliar, causando icterícia, e o ducto pancreático, levando à pancreatite. A colelitíase se trata especificamente da formação desses cristais na vesícula biliar.
Os cristais variam bastante em forma e tamanho, dependendo de sua composição. Os pequenos são mais perigosos pois podem migrar e obstruir os dúctos. Geralmente na vesícula são formados vários cristais pequenos, ou um único cristal grande.
É mais comum em mulheres, obesos e pessoas em idade fértil. O que dá origem à referência mnemônica dos "4 F's", do inglês: Fat, Fertile, Females, Forty.
É importante ressaltar que o simples fato de não se encaixar nesse perfil, não impede que os cristais se desenvolvam. Esse perfil é apenas o mais comum entre pessoas que apresentam o problema.
Atualmente o tratamento mais comum é a remoção total da vesícula biliar, chamada colecistectomia, pois era muito comum a formação de novos cristais após a cirurgia de remoção dos mesmos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colelit%C3%ADase
Postado por: Nara Juliana (biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário